No dia 22 de Abril, na sala de reuniões do Design Studio, teve lugar a reunião quinzenal dos docentes FEUP associados à área focal EDAM do programa MIT Portugal, presidida pelo senhor Professor Torres Marques e com a presença dos seguintes docentes: Francisco Pires, Lia Patrício, Renato Natal, Jorge Lino, J.P. Piquard e Carlos Aguiar, pela área focal EDAM na FEUP, Arlindo Silva [ EDAM – IST] e, também, dos docentes José Lucas Silva e João Tavares, pela FEUP.
Dando início à reunião, tomou a palavra o senhor Professor Torres Marques, fazendo uma resenha dos projectos e actividades EDAM aos docentes FEUP presentes. Na descrição da área focal e seu enquadramento institucional, foi também enfatizada pelo senhor Professor Torres Marques a necessidade de optimização e consolidação do programa, passando pela autonomização do mesmo relativamente ao sistema político.
Tomou de seguida a palavra o senhor Prof. Jean Pol Piquard que fez uma apresentação aos demais presentes do automóvel «Tata», recentemente lançado na Índia. Este automóvel low cost [ com um preço europeu de lançamento previsto de 5 mil euros] apresenta, muito especialmente na actual conjuntura económica, particulares desafios à indústria automóvel europeia e, consequentemente, à área EDAM. Produzido segundo uma linha de orientação de «more labour intensive» e «less capital intensive» é um volte-face aos actuais quadros de orientação e manufactura representando, pois, um desafio nesta área focal.
Uma «resposta» europeia ao TATA indiano poderia estar , segundo o senhor Professor Jean Pol Piquard, representada no conceito CAR2Go da SMART, produzido como resposta ao volume de tráfego urbano e não como substituição de velocípedes ( caso indiano). Este conceito do Car2go concretiza-se na utilização de veículos através da disponibilização de uma frota automóvel, para utilizadores licenciados, em perímetros urbanos. Os preços actuais para tal utilização são de 19 cêntimos por minuto e já estão a circular na Alemanha, neste regime, 200 veículos.
Fazendo uma leitura da apresentação entretanto concluída, tomou a palavra o senhor Prof. Torres Marques, afirmando que desafios sociais emergentes pedem soluções tecnológicas diferentes e diferenciadas, desafios esses que encontram correspondência nos propósitos da áera focal EDAM e das suas propostas aglutinantes. O caso indiano do TATA está de acordo com a filosofia EDAM de recurso às chamadas «appropriate technologies» de aproveitamente do know-how tecnológico numa perspectiva mais local. Um exemplo português de um tal tipo de concepção teria sido no passado o carro SADO.
Finalmente, tomou a palavra o senhor Professor Jorge Pinho de Sousa, chamando a atenção para a necessidade de ser feita um esforço colectivo para serem ultrapassadas as fronteiras estritas da tecnologia e que o conceito a ter em conta é o da Mobilidade de uma forma ampla, pois todas as soluções tecnológicas têm de ser integradas em determinado modelo de negócios. A apreciação do Prof. Jorge Pinho de Sousa é que o programa MIT Portugal tem as condições para fazê-lo e dar andamento a este entendimento pela sua transversalidade e concepção de engenharia dos sistemas.
Nada mais havendo a tratar, a reunião foi dada como encerrada, tendo sido por mim redigido o presente resumo.